Conferêncistas

António Gonçalves

Nasceu em Famalicão em 1975.

Frequentou a Escola Soares dos Reis – Porto e licenciou-se em Artes Plásticas – Pintura na Faculdade de Belas Artes da U. Porto, participando no Programa Erasmus em 1998/1999 na Faculdade de Belas Artes de Cuenca – Espanha.

Frequenta actualmente o Doutoramento em História de Arte na Universidade das Ilhas Baleares – Palma de Maiorca, incidindo o seu trabalho de investigação sobre a obra da escritora e artista Ana Haterly a quem Alberto Pimenta chamou «a senhora de todas as enunciações estéticas».

Desde 2001 é professor Auxiliar na Escola Superior Artística do Porto, extensão de Guimarães.

Em 2002 assumiu o cargo de Director Artístico na Fundação Cupertino de Miranda - Vila Nova de Famalicão.

É responsável pela curadoria de diversas exposições do Centro de Estudos do Surrealismo, da Fundação Cupertino de Miranda e do Centro Cultural Vila Flor – Guimarães.

Como artista plástico tem uma constante apresentação em exposições individuais e colectivas.

Enriquece com textos seus o blogue Molduras – As Artes Plásticas na Antena 2 (http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/molduras/) - os mais recentes sobre Joana Rêgo (artista plástica e professora na ESAD), Isidro Ferrer (designer gráfico espanhol) e Luis Fortunato Lima (Fac. Arquitectura da U.P).

Laura Castro

Doutorada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto com o trabalho “Exposições de arte contemporânea na paisagem. Antecedentes, problemática e práticas” (2010); Mestre em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1993); licenciada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1985).

Docente na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Porto e investigadora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da mesma Escola.
Entre o início da década de 90 e 2006 trabalhou em museus municipais de Matosinhos e Porto. Publicou artigos e livros sobre arte portuguesa dos séculos XIX e XX. Membro de júris, nomeadamente do Prémio Amadeo de Souza Cardoso e da Bienal Internacional de Vila Nova de Cerveira. Desenvolveu pesquisa para diferentes exposições e escreveu textos para os respectivos catálogos.